• A Freguesia

    31/12/2010 00:00:00

    Silves: Cidade do Distrito de Faro, Algarve, sede de concelho do Município de Silves, este com 678,75 km² de área e 33 830 habitantes (2001) subdividido em 8 freguesias.

    Freguesia de Silves: situada à entrada do Barlavento Algarvio, para quem aqui chega vindo de Lisboa, pela brecha da Serra do Algarve, entre as serras do Caldeirão e de Monchique. Localizada em pleno barrocal, entre a serra e o mar, a cidade de Silves é irrigada pela corrente do Rio Arade que se forma a sudoeste da Serra do Malhão, no Barranco do Pé do Coelho e vai lançar as suas águas no Oceano Atlântico. Designa-se região turística de Silves a região constituída pela área delimitada a Oeste pelos concelhos de Monchique e Portimão, a Sul pelo concelho de Lagoa, a Este, pelas freguesias de Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines e a Norte pela freguesia de São Marcos da Serra e pelo concelho de Monchique.

    Património: Sé, Igreja dos Mártires da Pátria, Castelo, Cruz de Portugal, Ponte Romana, Museu Arqueológico, Torreão, Pelourinho

    População: 10 851 Indivíduos Residentes (5 449 homens e 5 402 mulheres) - censos 2001

    População: 11 014 Indivíduos Residentes (dados provisórios - censos 2011)

    Eleitores: 9 248

    Área: 177 Km2

    Padroeira: Nossa Senhora da Conceição

    Actividades económicas: Agricultura, comércio, turismo e indústria

    Festas e romarias: Festas Religiosas (perto da Páscoa)

    Feiras: 3/Maio (Feira das Cruzes) – 30/31 de Outubro e 1 de Novembro (Feira de Todos os Santos)

    Mercados Mensal: todas as 3ªs Segundas Feiras

    Código da Freguesia: 081307

    Localidades (mais populosas): Barragem, Bastos, Canhestros, Casas de Odelouca, Cerro de São Miguel, Defesa, Enxerim, Falacho, Figueiral, Junqueira, Lobite, Monte Branco, Montes Grandes, Odelouca, Pedreira, Pinheiro, Pinheiro e Garrado, Poço Barreto, Poço Deão, Poço Fundo, Santo Estevão, Silves Gare, Tinhosas, Torre e Cercas, Tufos, Vala, Vale de Lama, Vale da Vila, Venda Nova, Vendas e Vila Fria.