• Gastronomia

    10/05/2012 00:00:00

    SOPA DE BATATA À ANTIGA

    INGREDIENTES:

    1Kg de batatas - 2 cebolas médias - 1dl de azeite - 1 ramo de salsa - 1 colher, de café, de colorau - 200gr de pão duro, tipo caseiro - cerca de 1,5lt de água - hortelã - sal

    CONFEÇÃO:

    Cortam-se as batatas às rodelas. Num tacho, leva-se ao lume o azeite com as cebolas às rodelas finas. Logo que a cebola esteja loura, juntam-se as batatas, a salsa, o sal, o colorau e a água. Quando as batatas estiverem cozidas, deita-se a sopa numa terrina, onde está o pão cortado às fatias e a hortelã por cima.

     

    SOPA DE MARISCOS À ANTIGA

    INGREDIENTES:

    300gr de conquilha - 1kg de berbigão ou lingueirão - 2 cebolas - 2 dentes de alho - 100gr de arroz - 1dl de azeite - 1 ramo de coentros - sal e pimenta

    CONFEÇÃO:

    Põem-se os mariscos em água salgada, para deitarem a areia, e depois lavam-se em várias águas. Levam-se ao lume num tacho com águ até abrirem. à parte, num tacho, faz-se um refogado com a cebola, os dentes de alho pisados e o azeite. Quando a cebola estiver loura, adiciona-se a água onde abriram os mariscos, passada por um pano, mistura-se coentros picados, sal e pimenta e ferve para apurar. Junta-se o arroz e, quando cozido, misturam-se os mariscos, metade com concha e a outra metade sem concha.

    PAPAS DE MILHO

    INGREDIENTES:

    200gr de toucinho gordo - cerca de 1,5lt de água - 225gr de milho moído grosso - sal

    CONFEÇÃO:

    Corta-se o toucinho aos quadrados pequenos e frita-se. Num tacho de barro deita-se a água e deixa-se ferver. Junta-se a farinha desfeita num pouco de água, que se tirou à medida. Mexe-se muito rapidamente, para não fazer grumos. Quando estiver quase cozida, mistura-se a gordura do toucinho, mexe-se bem e, quando as papas começarem a fazer bolhas, já estão cozidas. Nessa altura deitam-se os torresmos.

    GRISÉUS À ALGARVIA

    INGREDIENTES:

    1,5kg de ervilhas (griséus) descascadas - 250gr de toucinho - metade de uma linguiça - 1 colher de chá de açucar - 1 cebola - 4 ovos - sal

    CONFEÇÃO:

    Frita-se o toucinho às tiras finas e a linguiça cortada às rodelas. Deitam-se as ervilhas no tacho, junta-se a gordura das carnes, o  açucar, a cebola picada e o sal. Deixa-se refogar em lume brando e, pouco a pouco, adiciona-se água, até cozerem. Fazem-se-lhes umas covas e colocam-se os ovos. Quando a clara estiver coagulada, estão prontas. Servem-se quentes, com a carne por cima.

     

    CHARROS ALIMADOS

    INGREDIENTES:

    900gr de carapaus (charros) médios - 1 ramo de salsa - 4 dentes de alho - 2dl de azeite - 1dl de vinagre ou limão - sal

    CONFEÇÃO:

    De véspera, cortam-se a cabeça aos carapaus e tiram-se as tripas. Colocam-se num recipiente às camadas com sal. No dia seguinte, leva-se ao lume um tacho com água. Logo que levante fervura, juntam-se os carapaus, que se deixam cozer. Retiram-se do tacho com uma escumadeira, raspa-se a pele e tiram-se as espinhas laterais. Antes de servir, metem-se em água a ferver, para aquecerem. À parte, para uma tigela, pecam-se os dentes de alho e a salsa, mistura-se o azeite e o vinagre/limão e regam-se os carapaus.

    COELHO COM MOLHO ESCURO

     INGREDIENTES:

    1 coelho - 1,5 dl de vinho branco - 1 cebola - 1 folha de louro - 6 dentes de  alho - 1 raminho de alecrim - 1 dl de azeite - 35 g de manteiga - água - 15 g de farinha torrda - sal - pimenta

    CONFEÇÃO:

    Limpa-se o coelho e corta-se aos bocados. Junta-se o vinho, a cebola às rodelas, o louro, os dentes de alho, e o alecrim. Tempera-se com sal e pimenta e fica a marinar de um dia para o outro. No dia seguinte, leva-se ao lume, num tacho, o azeite e a manteiga e quando quente frita-se o coelho. Depois de todo frito, junta-se a marinada e um pouco de água. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer. Quando cozido, mistura-se a farinha desfeita numa porção de água. Deixa-se cozer a farinha. Serve-se acompnhado com batatas fritas.

     BOLO REAL

    INGREDIENTES:

    250 g de açucar - 250 g de miolo de amêndoa - 6 ovos - 125 g de doce de chila - 100 g de cerejas em calda ( escorridas) - 1 colher de chá de canela

    CONFEÇÃO:

    Batem-se as gemas com o açucar muito bem, junta-se a amêndoa pelada e picada grosseiramente, a canela e as clara em castelo firme. Por fim, juntam-se a chila as cerejas cortadas aos bocadinhos.Mistura-se tudo e vais a forno médio a cozer em forma untada com manteiga e forrada com papel vegetal também untado.

    MORGADO DE SILVES

    INGREDIENTES:

    400 g de miolo de amêndoa - 200 g de água - 400 g de açucar - 3 gemas - cerca de 300 g de fios de ovos - 260 g de doce de chila escorrida

    Para os ovos- moles:

    12 gemas - 300g de açucar - 1,5 dl de água

    CONFEÇÃO:

    Pela-se a amêndoa, deixa-se secar e passa-se pela máquina dua ou três vezes, até estar como farinha. Leva-se ao lume o açucar, cobre-se com água e quando estiver edm ponto de pérola mistura-se a amêndoa. Junhram-se as gemas pouco a pouco, mexendo sempre, até se ver o fundo do tacho. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Quando morna, põe-se a massa na pedra da mesa e sova-se para ter a elesticidade necessária para moldar o morgado. Depois de frio, colocam-se dois terços da massa sobre uma folha de vegetal enfarinhada e molda-se à mão, formando uma caixa redonda e ficando o fundo mais espesso. Recheia-se com ovos- moles, a chila e os fios de ovos em camadas alternadas. Tapa-se com uma tampa feita com a restante massa, alisando bem, e polvilha-se a parte superior e as paredes da caixa com farinha. Unta-se com manteiga um aro de folha com a altura do bolo, polvilha-se com mais farinha e ajusta-se ao bolo. Leva-se ao forno em tabuleiro e coze até alourar, cerca de meia hora. Tira-se o aro quando morno e a farinha, com um pincel, e cobre-se com glacé quando completamente frio. Decora-se com flores e folhas de maçapão coloridas. Glacé: duas claras batidas com um garfo com o açucar de confeiteiro até ficar uma papa grossa.  

    QUEIJO DE FIGO

    INGREDIENTES:

    1 kg de figos - 500g de miolo de amêndoa - 150g de açucar - 1 cálice de aguardente de medronho - açucar, canela e erva doce para polvilhar

    CONFEÇÃO:

    Forra-se o fundo de uma meneira com papel vegetal, põe-se uma camada de figos abertos pelo bico, sempre com a casca virada para cima. Por cima dos figos põem-se amêndoas cortadas aos bocadinhos, polvilha-se com canela, erva-doce e açucar, volta a pôr-se outra camada de figos, amêndoa, canela, erva-doce e açucar, e assim sucessivamente, até encher a peneira. Rega-se com a aguardente, põe-se um peso em cima e no dia seguinte leva-se ao forno, já tirado da peneira, em tabuleiro untado com manteiga, para torrar ligeiramente.

    Nota- Este doce  de figo é tradição do dia 1 de Maio.

    CREME FOFO

    INGREDIENTES:

    300 g de açucar - 2dl de água mal medidos - 4 ovos - 2 dl de leite mal medidos - 10 g de farinha maisena

    CONFEÇÃO:

    Leva-se o açucar, numa frigideira, ao lume, para queimar ( só dourar). Adiciona-se a água e deixa-se ferver até derreter o açucar. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Nessa altura batem-se as gemas com a maisena, adiciona-se o leite, mexe-se bem e mistura-se ao caramelo. Por fim, juntam-se as claras em castelo firme, só a envolver. Serve-se em taça.

     

     DOCE DE OVOS

    INGREDIENTES:

    12 ovos - o mesmo peso dos ovos de açucar - canela para polvilhar

    Para o caramelo:

    150  de açucar - 90g de água

    CONFEÇÃO:

    Batem-se os ovos com o açucar durante 20 minutos. Vai ao lume, mexendo sempre, até cozer os ovos e engrossar. Deita-se em taça e polvilha-se com canela. À parte, leva-se ao lume, num tacho, o açucar com a água. Ferve até ficar num tom dourado muito leve. Rega-se o doce. Serve-se frio.

    DOCE DE QUEIJO FRESCO

    INGREDIENTES:

    250 g de açucar - 2 dl de água - 100 g de miolo de pão duro - 50 g de manteiga - 100 g de queijo fresco - 4 gemas - canela para polvilhar

    CONFEÇÂO:

    Leva-se o açucar ao lume com a água. Logo que levantar fervura, junta-se o pão e a manteiga e deixa-se ferver, mexendo sempre, até ter ponto de pérola. Mistura-se o queijo desfeito com um garfo batido com as gemas. Volta ao lume para cozer as gemas. Serve-se polvilhado com canela.

    PUDIM DE CHILA

    INGREDIENTES:

    250 g de doce de chila escorrida - 250 g de açucar - 250 g de miolo de amêndoa - 6 ovos

    CONFEÇÃO:

    Bate-se o açucar com as gemas, misturam-se as claras, batidas em castelo firme, e por fim a chila e a amêndoa, pelada e pisada. Envolve-se e deita-se em forma de chaminé untada com manteiga. Vai a cozer a forno médio.

    BISCOITOS DE LIMÃO

    INGREDIENTES:

    250 g de açucar - 5 ovos - 1 dl de azeite - 1 limão - 1 colher de café de canela - 1 colher de sopa de fermento em pó - 35 g de manteiga - cerca de 1 kg de farinha

    CONFEÇÃO:

    Batem-se muito bem aas gemas com o açucar. Junta-se a manteiga amolecida, o azeite, a canela, a casca do limão ralada, as claras batidas em castelo firme e, por fim, a farinha com o fermento até tender. Amassa-se bem. Formam-se biscoitos do feitio que se quiser. Vão a cozer em forno quente, em tabuleiro untado com manteiga.

    MEIAS- LUAS

    INGREDIENTES:

    100 g de açucar - 100 g de miolo de amêndoas - 200 g de manteiga - 250g de farinha

    CONFEÇÃO:

    Mistura-se tudo e amassa-se. Forma-se uma bola. Estende-se com o rolo polvilhado com farinha e cortam-se meias- luas com um copo ou um corta-bolachas. Vão ao forno a cozer, em tabuleiro polvilhado com farinha.

    COMPOTA DE MARMELO

    INGREDIENTES:

    3 kg de marmelos - 3 kg de açucar - 1 pau de canela

    CONFEÇÃO:

    Descascam-se os marmelos, tiram-se as sementes e cortam-se aos quadrados. Leva-se ao lume com o açucar e o pau de canela. Ferve em lume brando até ter ponto. Deita-se uma colher de calda num prato e está pronto quando fizer estrada no fundo do prato. Deita-se em frascos.