• EMPARCELAMENTO DE VALE DA VILA

25/01/2011 00:00:00

O processo de Emparcelamento do Vale da Vila tem preocupado os agricultores da zona que se têm dirigido à Junta de Freguesia no sentido de procurar uma explicação sobre as razões que levaram ao adiamento da conclusão deste projecto, pois desde 2002 que não há qualquer avanço nesta matéria.

Cronograma dos acontecimentos:

Ano de 1993: Foi concluido o estudo prévio do Emparcelamento de Vale da Vila abrangendo uma área na ordem dos 950 hactares

Ano de 1994: Em Maio, o Sr. Ministro da Agricultura deu autorização para elaboração do Projecto de Emparcelamento

Ano de 1995: Em Outubro foi eleita uma Comissão de Trabalho da qual fizeram parte três agricultores, com participação activa neste projecto, sendo de referir o empenhamento dos restantes agricultores na zona que abraçaram este projecto acreditando num desenvolvimento da agricultura nacional. Foi finalizado o planeamento das infra-estruturas destacando-se o traçado da rede viária principal e secundária e da macrodrenagem local. Foi feita a classificação e avaliação dos terrenos, efectuada prédio a prédio.

Ano de 1996: Classificação e avaliação das benfeitorias, essencialmente citrinos e pomar tradicional de sequeiro.

Ano de 1997: Fase de fixação das Bases do Projecto (exposição pública) dos trabalhos, atendimento e apreciação de reclamações.

Ano de 1998: Efectuado um inquérito aos proprietários.

Ano de 1999/2001: Aquisição de uma reserva de terras. Elaboração de Projecto das infra-estruturas: rede viária, drenagem e de regra. Elaboração do estudo de Impacte Ambiental.

Ano de 2002: Elaboração do traçado de novos lotes.

ESTUDOS / CUSTOS:
    - PAMAF - Projecto de Emparcelamento = 407 623 €
    - AGRO - Projecto de Novos Lotes = 70 768 €
    - AGRO - Relatório de Conformidade Ambiental = 29 572 €

OBRAS / CUSTOS:
    Foi realizado um conjunto de infra-estruturas: furos de captação, parte das redes de adução e distibuição e rede de alimentação eléctrica. Só após o conhecimento das capacidades produtivas dos furos de captação, foram concluidos os projectos de execução das infra-estruturas.
    - PAMAF - Sistema de Captação e Adução = 4 090,027 € (inclui os peojectos de execução de infr-estruturas e estudos de avaliação de impacte ambiental)
    - AGRO - Sistema de Captação e Adução = conclusão = 960 165 €
    - AGRO - Rede Electrica dos Furos = 1 092 272 €

Quando se fala em mau aproveitamento dos dinheiros públicos, aqui está um exemplo de incúnria e não respeito pelo desenvolvimento do meio rural desta freguesia...