Saudação aos trabalhadores no Dia 1º de Maio

O Executivo da Junta de Freguesia de Silves saúda hoje todos os trabalhadores, em especial os da Freguesia de Silves, no Dia Mundial do Trabalhador.
Foi em 1889 que o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Mundial do Trabalhador, um dia de luto e de luta, em homenagem às lutas operárias ocorridas em Chicago, em 1886.
Em Portugal, o 1º de Maio é comemorado desde 1890, com piqueniques e convívios e algumas romagens aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas assassinados, devido às suas lutas pelos direitos laborais.
A existência de um operariado numeroso, ligado ao sector corticeiro, em Silves, fez desta freguesia um palco de grandes lutas por melhores condições de trabalho, como as greves para exigir as 8 horas de trabalho, e acabar com os horários de 10 ou 12 horas diárias.
Durante o regime do Estado Novo, o 1º de Maio era comemorado de forma clandestina, através de piqueniques.
A instauração da Democracia, com o 25 de Abril, trouxe também a liberdade de comemorar o Dia do Trabalhador, e o 1º de Maio de 1974 foi uma manifestação nunca antes vista em Portugal. O concelho de Silves não foi exceção, sucedendo-se as manifestações em muitas localidades. Na cidade, um grupo de manifestantes percorreu as ruas da cidade, e concentrou-se junto do edifício dos Paços do Concelho.
Hoje, quando comemoramos os 50º aniversário do 25 de Abril e os 50 anos do primeiro 1º de Maio vivido em Liberdade, lembramos todos aqueles que lutaram para que os trabalhadores do seu país pudessem ser livres e tivessem garantidos os direitos fundamentais. Saudamos também aqueles que continuam a lutar, com o seu esforço pessoal e coletivo, para que todos os trabalhadores de Portugal tenham salários dignos, menos precariedade e melhores condições de vida.
Viva o 1º de Maio!
Anterior Pinturas na Rua sobre o 25 de Abril