Concerto comemorativo dos 90 anos da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense

A Junta de Freguesia de Silves associa-se à comemoração dos 90 anos da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense que assinala a data com um Concerto Comemorativo no Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
O concerto irá ter lugar no Castelo de Silves, no dia 01 de Setembro, pelas 21h30, integrado na comemoração do Dia do Município.
A Junta de Freguesia de Silves felicita a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense que, desde 1933, tem sido uma presença constante na vida cultural e social da cidade de Silves e também do nosso concelho.
Destacamos e agradecemos o espírito de união e colaboração existente entre a Junta de Freguesia e a Sociedade Filarmónica Silvense, que tem proporcionado a organização de vários eventos em conjunto.
Reconhecendo a importância da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, a Junta de Freguesia tem também sido um importante parceiro no apoio ao funcionamento e atividades desta antiga coletividade por onde têm passado muitas gerações de silvenses que mantiveram e mantém viva a tradição.
Recorde-se que foi no ano de 1842 que surgiu em Silves, e pela primeira vez, uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865. Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas.
Atualmente a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense conta com dezenas de participantes, sob a direção do Maestro Pedro Coutinho e destaca-se também o trabalho desenvolvido na Escola de Música.
Anterior Junta faz Hasta Pública para Loja e Bancas do Mercado Municipal