Exposição Fotográfica de Helena Correia

A Exposição Fotográfica “Pelos Caminhos da Fé”, de Helena Correia estará exposta no Mercado Municipal de Silves, de 01 a 31 de Julho de 2023.

A Exposição será inaugurada no dia 01 de Julho, às 10h00.

Esta mostra é organizada pela Junta de Freguesia de Silves, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, e estará patente ao público até ao dia 31 de julho, das 08h00 às 13h00.

HELENA LUÍSA CORREIA

APRESENTAÇÃO

Helena Correia nasceu em Silves no ano de 1967, vive em Silves por opção própria, Formação académica na área de Gestão de Empresas e, desde o ano de 2000 a desempenhar funções como Oficial de Justiça, no Tribunal de Portimão.

Em todos estes anos várias foram as paixões lúdicas que a acompanharam desde teatro amador, rádio, leitura, cinema e viajar.

Desde miúda sentiu uma atração por fotografia. Começou por registar as férias, viagens e eventos com amigos e familiares, inicialmente na área analógica, com máquinas Kodak Instamatic, Premier (focus free), Olympus Trip 31 e uma Minolta 500SI. A máquina fotográfica é a sua grande companhia e grande aliada em todos os momentos.

Nos anos 2000 com o início do digital usou, inicialmente, uma máquina HP. No ano 2010, recebe como prenda de aniversário duma amiga a sua primeira máquina fotográfica reflex (uma máquina a sério), uma Cannon 50D. Dois anos mais tarde, em 2012, decidiu aprofundar os seus conhecimentos de fotografia e frequentou o seu primeiro curso de fotografia no Racal Clube, iniciando assim um percurso de aprendizagem e partilha no mundo da arte fotográfica.

Para si, a fotografia, para além de um modo de expressão e relaxamento, é também diversão, partilha e troca de experiências com amigos, igualmente entusiastas da fotografia, nunca esquecendo o seu lado desafiante e apaixonante.

Adora fotografia de rua, é onde se sente mais confortável em captar a essência das expressões, movimentos e gestos dos transeuntes, e poder transmitir através da fotografia um pouco daquilo que sente e que antes apenas via. As suas imagens são sobretudo a preto e branco, por ter por convicção que a cor distrai e que o preto e branco mostra-nos a essência e o lado criativo da imagem.

Mas também adora colocar a mochila às costas e percorrer os campos do Baixo Alentejo, em qualquer estação do ano, à procura de algo que desperte a sua atenção. Na Primavera com a exploração de cores dos campos, no Verão o amarelo dos girassóis são uma delícia de cor, no Outono o dourado que ganha forma e no Inverno a luz do sol é diferente assim como o céu.

As viagens, e a fotografia estão de mãos dadas. A fotografia de arquitetura é outro foco de interesse.

As suas imagens nunca foram expostas. Tem algumas publicadas nos sites: www.1x.com , www.flickr.com www.olhares.com, mas o seu computador contém um enorme arquivo de imagens nunca vistas. Já participou em alguns concursos temáticos, nomeadamente na FNAC e, em duas Câmaras Municipais, tendo arrecadado duas menções honrosas. Atualmente usa uma câmara fotográfica Cannon 90D e, começou a descobrir as maravilhas do que pode fazer co um “Drone”. Para si, a fotografia tem de provocar emoções, sentimentos e sensações estéticas. Procura, quase sempre, ver para além da realidade, com um estilo muito próprio. Qualquer que seja a sua fotografia, ela tem de mostrar algo mais, algo que reflita a sua própria personalidade.

Não se considera fotógrafa, mas a a fotografia é a sua grande paixão

Anterior Hasta Pública para Loja e Bancas no Mercado Municipal