Neste Dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Silves deseja a todas as Mulheres um Feliz Dia, em liberdade e usufruto dos seus direitos.
Recorda-se que foi neste dia, a 8 de março de 1910, na 2.ª Conferência Internacional de Mulheres realizada em Copenhaga, que foi proposta a instituição do Dia Internacional da Mulher (DIM) com três reivindicações centrais: jornadas laborais de 8 horas; trabalho igual salário igual; e direito de voto.
Em Portugal, apesar da repressão fascista que proibiu a atividade do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, perseguiu, prendeu e torturou as mulheres que resistiam, o Dia Mundial da Mulher foi assinalado.
No início de 1962, um grupo de mulheres democratas do Norte emite um comunicado sobre a comemoração deste dia, o papel da mulher na luta pelos direitos humanos e convoca uma concentração no Porto. Nesse 8 de março de 1962, milhares de pessoas manifestaram-se contra a guerra colonial e a repressão. A manifestação foi reprimida com violência e foram feitas várias detenções de mulheres e homens.
Em 1968, é fundado o Movimento Democrático de Mulheres, e no ano seguinte, a propósito do Dia Mundial da Mulher ocorrem diversas ações em vários pontos do país: Lisboa, Porto, Setúbal e Évora.
Em 1975 o Dia Mundial da Mulher é pela primeira vez celebrado em liberdade.
Anos após a primeira celebração do Dia Internacional da Mulher a luta das mulheres na defesa dos seus direitos é de uma imensa atualidade. Apesar de todos os avanços persistem novas e múltiplas formas de discriminação e violência económica, social, cultural e sexual contra as mulheres.
Hoje, é dia de celebrar mas também de luta pelos direitos das mulheres!