Medidas de Contenção e Informações Úteis

A Junta de Freguesia de Silves, preocupada com a evolução do surto da COVID-19, e decorrente do Estado de Emergência decretado pela Presidência da República, informa que encerra os serviços de 20 de março a 02 de abril.

Tratam-se de medidas excecionais, pretendendo contribuir para a prevenção da propagação do vírus.

ÓRGÃO EXECUTIVO:

• Suspensão de todas as reuniões e contactos presenciais entre e com os membros do executivo, mantendo-se toda a atividade através de meios digitais alternativos.

Caso pretenda poderá contactar diretamente com o Presidente de Junta, Tito Coelho, através dos seguintes canais (tlm: 963 622 735/ email: geral@jf-silves.pt).

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS:

• Está suspenso o atendimento presencial. O mesmo, só será efetuado em casos excecioais e com marcação prévia;

• Alguns serviços e atividades administrativas considerados essenciais serão assegurados pelos trabalhadores, na adoção de teletrabalho;

SERVIÇOS OPERACIONAIS:

• Os funcionários operacionais garantem o cumprimento dos serviços mínimos de apoio à população no âmbito das tarefas que lhe foram distribuídas, nomeadamente às pessoas mais carenciadas da freguesia, com o abastecimento de água, como habitualmente.

MERCADO MUNICIPAL, MERCADO MENSAL E FEIRA DAS VELHARIAS:

• Encerramento de toda a atividade comercial desde o dia 16-03-2020, até novas diretrizes da Direção Geral de Saúde;

• Suspensão de todos os pagamentos relativos às taxas de ocupação dos espaços comerciais, desde que encerrados ao publico, com efeitos retroativos a 01-03-2020, mantendo-se a não obrigatoriedade de realização de quaisquer pagamentos enquanto o mercado estiver encerrado ao público, sendo esta situação reavaliada posteriormente.

CASA MORTUÁRIA E CEMITÉRIO:

• Encerramento da utilização da Casa Mortuária para a realização de velórios, até novas diretrizes da Presidência da República;

• Encerramento do Cemitério, até novas diretrizes da Presidência da República (em caso de necessidade, contactar: 963 622 735);

• Transporte de corpos dos falecidos diretamente para o Cemitério e realização imediata do respetivo funeral, o qual será restrito e confinado aos familiares mais próximos;

• As cerimónias fúnebres deverão ser realizadas com a máxima descrição, reduzidas na sua duração e estarão sujeitas a uma limitação de entrada de pessoas no cemitério, as quais deverão estar afastadas entre si, cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde.

AÇÃO SOCIAL:

• A Junta de Freguesia em colaboração com a Paróquia de Silves, tem a funcionar um serviço de apoio para fazer compras a quem precisa e não tem como se pode deslocar. Quem necessitar deste apoio deve ligar para o 915 933 097;

COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL:

• A Junta de Freguesia manterá contactos regulares com todas as entidades públicas que orientam a situação com que nos deparamos, em particular com a Câmara Municipal de Silves e restantes Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, definindo estratégias de atuação comuns e colocando todos os seus recursos humanos, materiais e financeiros à disposição das demais entidades e das ações que vierem a ser tomadas.

A Junta de Freguesia de Silves lamenta os transtornos causados e reforça que a prevenção é de extrema importância, pelo que a colaboração de todos é determinante para vencermos esta batalha.

Anterior Encerramento dos serviços da Junta de Freguesia, manutenção dos serviços mínimos