“ROSTOS DO MERCADO” – Para ver no Mercado Municipal
Foi inaugurada no dia 03 de Junho, a Exposição Fotográfica de Rui Luz, no Mercado Municipal de Silves.
Esta exposição, promovida pela Junta de Freguesia de Silves, na continuidade do trabalho cultural que vem desenvolvendo, mostra os “Rostos do Mercado” , as pessoas que diariamente trabalham no Mercado Municipal, através da objetiva fotográfica do silvense Rui Luz.
A inauguração teve a presença do autor, Rui Luz, do presidente da Junta de Silves, Tito dos Santos Coelho, da Chefe de Gabinete da presidente da Câmara de Silves, Telma Caroço. Teve também um momento especial, com a presença e atuação do músico João Afonso. Estiveram também presentes familiares e amigos do fotógrafo e dos fotografados, num ambiente de descontração e alegria.
De referir que esta exposição pode ser vista no Mercado Municipal de Silves, até ao final de Junho, das 08h00 às 13h00.
Rui Luz – É Fotógrafo amador, filho de Silves, capital das terras do grés, concelho de que seus pais são originários e onde, mais tarde, o próprio, constituiu família com sua mulher, também ela com raízes Silvenses. A sua vivência está muito marcada pela cidade, onde fez os estudos e integrou as camadas jovens do Silves Futebol Clube, e veio a ter dois filhos que, no verão quente de 2022, aumentaram a família com dois netos, motivo de alegria para todos.
Licenciado em Gestão, pela Universidade do Algarve, trabalhou quase sempre na Banca que deixou em 2017. Com mais tempo livre, passou a interessar-se pela fotografia, integrando grupos de fotógrafos em passeios fotográficos e outros eventos ligados à fotografia. tornou-se um grande entusiasta da arte fotográfica, tendo depois frequentado diversos cursos, presenciais e online.
A descoberta da fotografia trouxe-lhe uma outra forma de olhar o mundo, passando a estar muito mais atento ao que o rodeia e descobrindo coisas novas. A máquina fotográfica passou a ser uma extensão de si próprio, levando-a quase sempre consigo, onde quer que vá. Passou a registar tudo o que lhe parecesse interessante.
Tem um gosto eclético, o que o faz fotografar de tudo um pouco. O seu estilo tem evoluído, primeiramente o seu foco de interesse incidiu na paisagem rural, mas sobretudo na paisagem urbana, tendo vários registos de ruas e arquitectura Silvense.
Gosta de fotografar animais, sobretudo cães, mas o que lhe dá maior satisfação é fotografar pessoas. Não esconde que a fotografia a preto e branco é uma das suas grandes paixões, tendo participado em Março de 2023, com dez fotografias de sua autoria no livro/álbum «A arte de Fotografar a preto & Branco/ vol11 » da editora GOD Publishing.
Tirar e divulgar fotografias está, hoje, ao alcance de todos, sendo que para isso basta ter um telemóvel. Entende que essa facilidade não retira o interesse à fotografia, mas sim constitui um desafio. Cada pessoa é única na sua forma de ver e entender o que o rodeia, por isso fotografa, não apenas por prazer mas também com a preocupação estética e filosófica de mostrar aos outros a sua forma particular de interpretar o mundo.