No ano de 1842 surgiu em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respectivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865. Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas.

A actual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”. Durante várias décadas e até Outubro de 2002 teve a sua sede no Teatro Gregório Mascarenhas. Provisoriamente, a Sociedade Filarmónica Silvense esteve no edifício da Cooperativa “ A Compensadora”. Em Novembro de 2014 mudou-se definitivamente para a sua nova sede no Largo 1º de Maio.

Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve.

Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (Atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998.

Em 2017 a Banda Filarmónica conta com cerca de 40 músicos. Ao longo dos anos, vários foram os maestros e músicos, que dela fizeram parte. Actualmente é regida pelo Maestro Carlos Alberto Paixão Amarelinho, nascido em Serpa, em 1977, iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos, como saxofonista, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Serpa. Entrou para o Conservatório Regional do Baixo Alentejo aos 18 anos onde o concluiu no ano lectivo de 2000/2001 em saxofone com o professor José Brito. Frequentou os mais diversos cursos de direcção de banda e orquestra. Fez vários estágios na Orquestra Nacional de Sopros dos Templários de 1997 a 2001. No verão de 2007, realizou um estágio e concurso de direcção em Budapeste. Tem frequentado várias Master-classes de saxofone. Tem sido convidado para realizar várias Master-classes de saxofone e de direcção de orquestra como formador, nas mais variadas cidades do nosso país. Como compositor já participou no Festival da canção da RTP, faz regularmente arranjos e composições para orquestras sinfónicas e de sopros.

Licenciado em saxofone na escola superior de música de Lisboa. Actualmente encontra-se a leccionar as disciplinas de saxofone e orquestra, no conservatório regional do Baixo Alentejo. É o maestro da Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa (2014/2017) e da Sociedade Filarmónica Silvense (2011/2017). É Licenciado em direção de orquestra de sopros pela Associated Board of the Royal Schools of Music em Londres e encontra-se actualmente a tirar o Master em “Film Scoring” (bandas sonoras para filmes e TV) pela Berklee | Boston | E.U.A.

 

Sociedade Filarmónica Silvense

Morada: Rua Primeiro de Maio, 8300 Silves

Telefone: 282088332

Telemóvel: 919718600

Email: filarmonicasilves@gmail.com

Presidente: Abílio José Ramos da Silva