Foi ontem inaugurada a Exposição Fotográfica “Avifauna”, do silvense Luís Inácio, no Mercado Municipal de Silves.
Com muitas fotos de aves, muitas delas fotografadas na Ribeira do Falacho, esta exposição pode ser vista até ao dia 30 de dezembro.
A organização desta exposição é da Junta de Freguesia de Silves, com o apoio do Município de Silves.
LUÍS INÁCIO, nasceu em Silves no ano de 1971. Residente na Freguesia de Silves, mais propriamente no Falacho, onde desenvolve a sua atividade de Agricultor e de Jardinagem, na sua juventude, frequentou a escola primária do Falacho e terminou o 9º ano na Escola Secundária de Silves.
Iniciou o seu interesse fotográfico, ainda na era analógica, por volta de 2001, adquirindo uma máquina Konica Minolta. Autodidata, desenvolve os seus conhecimentos através da partilha de informação, acompanhando amigos. Mas a sua procura por novos conhecimentos, leva-o a frequentar, em 2017, um curso de fotografia em Faro, na ALFA, e, em 2018, faz novo curso em Tavira, na NAFA.
Inicialmente os seus grandes trabalhos foram de nu artístico, mas o gosto pela natureza e pelas aves faz com que adquira material próprio para a captura desse tipo de imagens, colecionando assim um sem fim de imagens de belo efeito com cores deslumbrantes, e captando fotografias de aves que se encontram em vias de extinção. O que torna o seu espólio fotográfico, uma mais valia para as gerações futuras.
As suas imagens nunca foram até hoje expostas, utilizando o Facebook e o Instagram para publicação das mesmas. Esta é primeira vez que estarão patentes ao público, mostrando-nos imagens de aves que, na sua maior parte, foram captadas na Ribeira do Falacho. No entanto participou em alguns concursos fotográficos, em 2017, alcançou o 3º lugar em Sevilha, na categoria de nu artístico, e em Viseu obteve um 4º lugar no tema água. Em 2018, no Porto com nu artístico, a sua fotografia tem uma menção honrosa.
Para si, a fotografia representa momentos de paixão e muita paciência na espera das aves, sentindo-se realizado com a execução de um bom retrato. Adora a cor, mas o preto & branco, também o fascina.